IMPORTANTE: |
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Informações Iniciais- Em caso de chuva ou neblina forte o rádio/EMBRATEL não funciona, neste caso ligue para RNP avisando o que está se passando aqui, e aguarde normalizar a situação climática para verificar os links se voltarão automaticamente ao normal ou não. - Temporariamente estamos conectados via o PoP-RJ, até terminar a licitação da RNP do novo link de 34Mb (+- Set/Out/04) que será único (hoje temos 3 links de 2Mb, totalizando 6Mb), quando voltaremos então para o PoP-DF, como não houve alteração de IPs destino nesta mudança, os procedimentos abaixo estão adequados para ambos PoPs. - Mesmo estando via o PoP-RJ ou outro que não seja o DF, a central de operação de TODO o Backbone RNP no horário comercial é no CEO-RJ, fora do horário comercial, ou seja, dias úteis à noite, Sáb./Dom., e feriados, é transferida do RIO para Brasília, salvo algum aviso prévio da própria RNP. - O roteador atual da RNP no PoP-MS, Cisco 3745, possui duas fontes de energia, caso uma falhe, pode-se tentar ligar a outra, mas sempre com a RNP no telefone instruindo o que fazer. - "Serial" é a porta no roteador onde pluga o cabo grosso de circuitos que vem do modem, e "Ethernet" ou "Fast Ethernet" é a porta do roteador onde pluga o cabo azul de rede que passa por Hubs ou Switches ou Trasceivers de fibra óptica. - NÃO desligue o roteador/RNP, ou o rádio/modems/EMBRATEL, sem necessidade. Na dúvida, procure ANTES tentar falar com a RNP ou EMBRATEL e receber deles a instrução do que fazer. - Os telefones estão todos na tabela da parede Sala 06 - DIGR e outra tabelinha na Sala 05 - ARD, ambas do NIn. - Em caso de falta de energia, ligar imediatamente para RNP avisando da queda e que estamos operando por no-break. - Sem energia, precisando ligar na ENERSUL, ligue 196, ou se a queda for apenas dentro do campus, ligue 9981-8426 . Valdeci ou chame/ligue a alguém da Segurança Patrimonial para eles tentarem localizar alguém responsável da Parte Elétrica GMT ou GSG ou GPO. - A autonomia do no-break RNP atualmente (Jul/2004) gira em torno de 1:30 h, após isto, haverá queda total dos links e equipamentos, avisar novamente a RNP se acontecer isto. - Havendo quedas de energia seguidas, a autonomia do no-break vai diminuindo, ou seja, se ficar 1 h sem energia e voltar, e 15 min. depois cair de novo, o no-break não terá tempo de recarregar as baterias (ele precisa de +- 8h para fazer isso) e a autonomia na segunda queda será menor. - O envelhecimento das baterias também diminui a autonomia e aumenta o período de recarga, até que elas não funcionem adequadamente (+- 2 anos). Este tempo de vida útil também pode ser menos se houverem muitas quedas ou oscilações elétricas freqüentes, pois exigem que as baterias trabalhem mais e fiquem cansadas com o tempo de uso, e como as baterias trabalham em grupo (banco em série), pequenas variações normais de fábrica ou uso vão se acentuando (uma bateria exigindo mais que a outra) dentro do tempo de vida útil, tornando o banco inconfiável se não houver uma manutenção preventiva de 6 em 6 meses pelo menos. As baterias atuais (Moura) foram fabricadas em Outubro/03 e ativadas em Jan/04. Procedimentos Emergênciais(1) Verificação prévia do funcionamento da Internet RNP via páginas. (2) Ligando para RNP. (3) Quando abrir uma chamada diretamente com a EMBRATEL. (4) Quando ligar para EMBRATEL de Campo Grande. (5) Como verificar no roteador (lado PoP-MS) o funcionamento dos circuitos. (6) Como verificar superficialmente o estado do Rádio e Modems da EMBRATEL. (7) Fazendo um teste rápido (sites lentos ou inacessíveis). (8) Testando a conectividade entre roteador PoP-MS e o PoP-DF. (9) Problemas de conectividade situados na rede interna UFMS (Capital e Interior). (1) Verificação prévia do funcionamento da Internet RNP via páginas.Acesse a página do PoP-MS (a) e tente ver através dela se está havendo tráfego na(s) Serial(is). Se estiver inacessível, tente ver através da página da RNP (b) abaixo indicado ou pule para o passo (2) se tiver dúvidas. (a) www.pop-ms.rnp.br Clique em Estatísticas Login: (já informado) Senha: (já informado) Quando não está havendo tráfego, fica uma linha azul reta bem embaixo, ou seja, não tem linhas subindo e descendo (montanhas), verdes ou azuis, significando que a(s) Serial(is) ou Circuito(s) pode(m) estar com problemas. Se as três Seriais atuais Ser0/0 Ser0/1 Ser0/2 estiverem caídas, não tem Internet, se pelo menos uma estiver com tráfego, a rede pode ficar lenta, mas funcionaria, exceto se estiver extremamente congestionada. Tente identificar melhor qual Serial e Circuito correspondente, olhando na Tabela de Circuitos na parede ou na pasta, e siga o passo (2). Se os gráficos em (a), página do PoP-MS, apresentarem uma linha verde extremamente reta/constante, pode ser que o software que gera os gráficos aqui esteja com problemas, neste caso tente acessar a página da RNP (b) conforme abaixo ou use os telefones da RNP para se certificar que o(s) link(s) esteja(m) funcionando. (b)
http://www.rnp.br/ceo/trafego/
Procure a Sigla de MS Clique em Bits Localize
o(s) gráfico(s) de MS. Se
houver sinal normal de tráfego no(s) link(s) atual(is) da RNP, mas você ainda
tem dúvidas (lentidão, alguns sites não navegam, etc...) siga o passo (2),
ou tente o passo (7) se puder. (2) Ligando para RNP.Caso nenhum site esteja acessando ou todos estão muito lento, tente se certificar nos passos (1) e (5) se o(s) link(s) está(ão) funcionando. Havendo alguma anormalidade no(s) link(s) ou dúvidas ou não tenha conseguido executar os passos indicados, ligue para RNP (por ordem, os três primeiros números seriam os mais importantes, mas Campinas pode assumir, caso o PoP-DF ou RJ estejam com problemas):
Contatos adicionais: TENTE sempre PRIMEIRO FALAR COM A RNP para que o problema possa ser reportado e se proceda através do CEO ou Brasília a abertura da chamada na EMBRATEL se for preciso. Havendo problemas para ligar para fora do campus (teste outros números), tente via celular também, pois a CENTRAL PABX UFMS ou do NIn podem não funcionar 100% durante a falta de energia no campus. Caso a RNP já tenha providenciado a chamada na EMBRATEL, mas esteja demorando muito a solução e você precise se ausentar, siga o passo (4). Se você não conseguir falar com a RNP de maneira nenhuma, tente, na seqüência, os passos (3) e (4) abaixo. (3) Quando abrir uma chamada diretamente com a EMBRATEL.NÃO conseguindo falar com a RNP de maneira nenhuma no passo (2), tente ligar diretamente para a EMBRATEL, mas antes identifique melhor o problema ou a(s) Serial(is) do roteador que estejam realmente caídas. Siga o passo (5), se ainda não o fez, e retorne aqui. Identificado qual(is) Serial(is) com problemas, veja qual é a Designação (número) do circuito correspondente (estes dados estão também na Tabela de Circuitos na parede ou na pasta): BSA-CPE-777-0000834 Veloc. 2Mb (Modem/link correspondente a Serial 0/0) BSA-CPE-777-0000611 Veloc. 2Mb (Modem/link correspondente a Serial 0/1) BSA-CPE-4444-701490 Veloc. 2Mb (Modem/link correspondente a Serial 0/2) Ligue então no 0800-90-1121 da EMBRATEL, informe: - O Proprietário dos circuitos (Não é UFMS, é o MCT - Ministério de Ciência e Tecnologia); - A Designação acima do(s) circuito(s) com problemas; - A Situação de cada circuíto (Ex.: .Circuito BSA-CPE-777-0000834 está com LINE UP, mas PROTOCOL DOWN, e estamos sem 104 no modem.). ANOTE o TICKET (número) fornecido pela EMBRATEL por cada chamada de cada circuito, bem como a data, hora, e nome de quem ti atendeu no 0800. Caso você tenha providenciado a chamada na EMBRATEL, mas esteja demorando muito a solução e você precise se ausentar, ligue novamente no 0800, informe o TICKET (número da chamada), e siga também o passo (4) depois. Se o(s) link(s) voltarem ao normal e ainda tiver problemas (lentidão, não navega, etc...), tente o passo (7). (4) Quando ligar para EMBRATEL de Campo Grande.Ligar para os telefones da Embratel em Campo Grande abaixo, somente após ter falado com a RNP ou após aberto a chamada no 0800 (caso precise acionar o passo (3)). Após aberto a chamada, fica garantido o desconto na fatura dos minutos ou horas que o circuito ficar parado e o tratamento do(s) circuito(s) como um todo, em virtude da composição de vários trechos (urbanos em C.Gde ou DF, interestadual) ou circuitos internos da EMBRATEL para se formar a conexão origem PoP-MS e destino PoP-DF. Estes telefones seguintes são um auxílio para verificar se o problema está do lado de Campo Grande, e agilizar algo que eles desejem que se faça aqui, bem como informá-los do estado dos equipamentos (passos (5) e (6)), caso esteja demorando ou você precise se ausentar. Se a própria RNP abrir o chamado, todas estas informações do problema estarão sob controle deles, procure sempre se informar com eles primeiro. Celular da Embratel em Campo Grande 9982-2278 ou 9981-6102 Tel. Normal
Embratel em Campo Grande 2106-2194
ou 2106-2143
(5) Como verificar no roteador (lado PoP-MS) o funcionamento dos circuitos.Abra uma janela MSDOS do seu Windows e digite o comando: Telnet 200.129.207.36 Se falhar, ou o firewall aqui está barrando ou tente o passo (8) para se certificar e falar com a RNP password: (já informado) Após logar no roteador aparece o prompt ms-bb3> Digite o comando: show int ser0/0 Veja no resultado da primeira linha, LINE e PROTOCOL, os dois devem estar UP. Se estiver algum deles caído, DOWN, o circuito correspondente a Serial não está ok. Anote a Serial para ligar para RNP ou ver depois na Tabela de Circuitos (ou passo (3))qual a Designação do Circuito, se precisar. Digite o
comando: show int ser0/1 Digite o comando: show int ser0/2 Digite para sair o comando: exit (6) Como verificar superficialmente o estado do Rádio e Modems da EMBRATEL.Antes de ligar para RNP ou Embratel, se for possível, tente verificar no rack da EMBRATEL, que está na parede da Sala 06 - DIGR/NIn, a situação das luzes/leds dos equipamentos conforme abaixo. Rádio Verifique se o rádio (que está dentro do rack) tem apenas luzes/leds verdes ou se tem alguma vermelha (alarme).Se houver alguma luz vermelha no rádio, pode ser indício de algum problema nele ou nos modems ou nos links, siga as instruções da EMBRATEL ou ligue para os técnicos da EMBRATEL de Campo Grande para agilizar. Havendo apenas luzes verde no rádio, aparentemente a situação do rádio em si deve estar normal, veja então agora a situação dos modems. Modems Como hoje existem 3 links/circuitos atualmente, são 3 modems que estão em cima do rack. Veja se os modems estão com as seguintes luzes/leds: ALM-Amarelo 103-Vermelho 109-Vermelho 104-Vermelho 105-Vermelho TESTE e ERRO-Apagados Caso estejam nesta situação, aparentemente a situação deles devem estar normal, se você desligar a luz da Sala 06 e observar a luz dos leds 103 e 104, eles dão uma leve tremida, significando que está havendo tráfego, mas num horário de pouco uso da rede estes leds podem não piscar tanto. Havendo algum led apagado (dos que deveriam estar acesos) ou aceso (dos que deveriam estar apagados), o(s) modem(s) em questão deve estar com problemas, avise a RNP e a EMBRATEL de Campo Grande sobre isto, pois vai ajudar agilizar. Todos os leds são importantes, mas é bom saber pelo menos o significado dos leds 103 e 104, pois pode ajudar ainda mais na solução do problema. Modem . Led 103 O led 103 (ou TX ou TD em alguns outros tipos de modems), significa o nosso equipamento Transmitindo para fora daqui, no caso para a RNP (roteador PoP-DF) via EMBRATEL. Observe a luz do 103 de cada modem (desligue a luz da sala, se tiver dúvida, pois um dos 103s, o led é menos luminoso). Se tiver algum 103 apagado, a porta Serial correspondente do roteador pode não estar funcionando/transmitindo. Neste caso, converse com a RNP. Se todos leds 103 estiverem apagados e não aceitando nem ping e nem telnet via as duas Fast Ethernets (200.129.202.129 e 200.129.207.36) - passo (8), e se tudo que a RNP pedir por telefone falhar, então provavelmente será necessário logar na Console (via Notebook ou de algum PC + Cabo Cisco para Console) do roteador para verificar melhor. Siga o que a RNP orientar. Modem . Led 104 O led 104 (ou RX ou RD em alguns outros tipos de modems), significa o nosso equipamento Recebendo de fora, no caso da RNP (roteador PoP-DF) via EMBRATEL. Havendo algum 104 apagado ou todos (desligue a luz da sala, se tiver dúvida) significa queda no link/circuito correspondente. Identifique o número do circuito nas etiquetas dos modems ou siga os passos (1) e (5), e avise a RNP - passo (2), ou 0800-EMBRATEL - passo (3), e EMBRATEL de Campo Grande - passo (4). Obs: - Havendo pelo menos um dos leds 104 aceso e os demais equipamentos estando ok, a Internet pode ainda funcionar normal ou ficar lenta ou parar de vez (se estiver com tráfego alto), e existe chance da RNP logar remotamente, via telnet, no roteador. - Todos os leds 104 apagados, a Internet para e não daria para RNP acessar remotamente, exceto via conexão discado no portmaster (a seguir), se: o interurbano permitir, o portmaster estiver estabelecendo conexão para os faxmodems, o hub/switch/cabos entre o portmaster e o roteador estiverem funcionando, e o roteador estiver normal. A pedido da RNP, foi criado em Nov/02, uma conta para esta emergência. Discar no 0216733097500 Login: (já informado) Senha: (já informado) (Favor manter ativos esta conta e senha no discado) -
Existem outras possibilidades mais raras, pois nem sempre há 100%
de certeza quando se trata de leds, 103, 104, etc..., os cabos que interligam
tanto o rádio com os modems, como os cabos que interligam os modems com o
roteador, fontes de energia de cada equipamento, tudo envolve eletricidade e
pode ser afetado sendo parte do problema ou problema em si, mas neste caso,
somente com um técnico da EMBRATEL aqui ou instruções muito precisas via
telefone da própria EMBRATEL ou da RNP para verificar estas possibilidades, mas
não faça nada com dúvidas, se não sentir confiança no que está fazendo,
aguarde os técnicos da EMBRATEL.
(7)Fazendo um teste rápido (sites lentos ou inacessíveis).Execute o comando ping (na janela MSDOS do Windows ou digite minúsculo no Unix) por Nome para links externos e veja se responde: ping www.uol.com.br ping www.ucla.edu Se não responder, aparece "time out" ou "esgotado", e se responder, aparece "tempo de vida em milessegundo - MS". Se um ping responder e outro não, pode ser um problema no site destino* ou o site destino pode estar barrando (firewall) o comando ping , tente outros sites no Brasil (final .br) e de fora (.com ou .edu ou .net, etc... ). Havendo dúvida, ligue para RNP nos telefones indicados, as vezes pode haver queda no link internacional e estar funcionando apenas sites do Brasil, ou inverso. Caso dê "time out" ou "esgotado" nos dois pings por Nome acima, então tente executar o mesmo comando nos respectivos IPs dos sites acima: ping 200.221.2.50 (corresponde ao www.uol.com.br) ping 169.232.55.135 (corresponde ao www.ucla.edu) Se responder por IP e por Nome não, então vá para o passo (9), pois pode ser problema no firewall ou DNS ou outro serviço da rede interna da UFMS.Se não responder em nenhum dos pings, tente ainda o passo (8). *Obs.: Os comandos tracert (no MSDOS - Windows) e traceroute ou mtr (minúsculos no Unix) podem também ajudar a enxergar algum problema (que o ping talvez não detecte) num site específico (lento ou inacessível). Estes comandos mostram o tempo e os principais IPs dos Roteadores que estão no caminho daqui até o destino, ou seja, você vai vendo por onde passa, aparece o IP daqui do PoP-MS (200.129.207.36 ou 200.129.202.129), depois o IP do PoP-DF (200.143.253.14 ou 200.143.254.162 ou 200.143.253.10), e vai indo até chegar no destino ou parar no caminho (firewall no caminho barrando, servidor de páginas caído, conexão de terceiros nacional ou internacional interrompida, etc...). tracert www.ucla.edu ou tracert 169.232.55.135 (MSDOS/Windows) traceroute www.ucla.edu ou traceroute 169.232.55.135 (Unix) mtr www.ucla.edu
ou
mtr
169.232.55.135
(Unix, Digite "Q"
- sair)
(8)Testando a conectividade entre roteador PoP-MS e o PoP-DF.Se você não está conseguindo dar Telnet no roteador ou os pings para sites que você está testando não respondem ou perdem pacotes (uma linha dá em milessegundo e outra "time out" ou "esgotado"), ou estão muito lento (milessegundo muito alto), execute o comando ping para os IPs do BB3 (roteador RNP aqui-origem no PoP-MS) e veja se responde: ping 200.129.207.36 (F.Ethernet PoP-MS, se não responder, não afeta UFMS) ping 200.129.202.129 (F.Ethernet UFMS, se não responder, AFETA UFMS) Se nenhum ping para o BB3 do PoP-MS (roteador da RNP) responder, tente se certificar que tudo no caminho da sua estação ou servidor até roteador esteja funcionando, ou tente achar um computador mais próximo (em termos de rede) possível do roteador na Sala 06-DIGR/NIn. Exemplo do Caminho (em termos de rede): estação -> cabo -> hub(s) ou switch(s) -> cabo -> servidor(es) -> cabo -> -> switch 2500 -> cabo ->-> hub(s) ou switch(es) -> cabo -> roteador Se você ainda não conseguir dar ping ou telnet, peça ajuda a RNP para verificarem por lá. Caso esteja tudo normal com o roteador, comunique depois ao pessoal da DIGR/NIn/UFMS para verificarem o porquê de não ter conseguido. Se os pings responderem, significa que o roteador lado PoP-MS aqui está funcionando (talvez não 100%, se estiver aceitando ping e não estiver aceitando telnet, peça ajuda a RNP neste caso). Teste agora a conectividade do roteador do PoP-MS até o roteador do PoP-DF executando: ping 200.143.253.14 (PoP-DF serial 0/0) ping 200.143.254.162 (PoP-DF serial 0/1) ping 200.143.253.10 (PoP-DF serial 0/2) Caso
algum ou todos os pings para o BB3 (roteador da RNP do PoP-DF) não respondam,
anote o número da Serial, confirme no passo (5)
e acione o passo
(2). Voltar ao início
Dentro
do NIn e Discado/ARD Verifique
os procedimentos internos da DIGR/NIn para checar a conectividade da rede UFMS
(usando script TLINK e/ou outros passos e senhas necessárias), ou seja, você
precisa ter os passos para verificar se o firewall esta ok, se servidor Proxy,
DNS, Mail, Http, Radius, PortMaster, Switch 3Com Fibra NIn estão ok. Se
houver alguma dúvida de conectividade fora do NIn, mas ainda dentro do campus
de Campo Grande ou mesmo PROJUR, você precisara dos procedimentos DIGR para
verificar os demais Switches 3Com Fibra no campus no caminho, servidores que
existam na sub-região em questão, ou do roteador da PROJUR se for lá a
queixa. Se
houver alguma dúvida de conectividade com algum campus do interior, você
precisará dos procedimentos DIGR para verificar os roteadores, servidores, e
discado de cada campus. Telefones e Designação dos Circuitos para o interior
da TELECOM/TELEMS estão também na tabela. |
PONTO DE PRESENÇA DE MATO GROSSO DO SUL/RNP Universidade Federal de Mato Grosso do Sul AGETIC: Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação Campus Universitário S/N - CEP:79070-900 Campo Grande - MS Brasil |
CONTATO: Tel: +55 67 3345-7664 Fax:+55 67 3345-7455 email: info@pop-ms.rnp.br |
APOIO:
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