Criação da Fundação Escola Virtual do Mercosul é aprovada2013-06-12 09:08:34 Noticias
O bloco Mercosul aprovou a criação da Fundação Escola Virtual do Mercosul, entidade sem fins lucrativos sediada no Uruguai e composta por associações de instituições públicas e privadas dos países do bloco. A fundação dará forma jurídica à Escola Virtual do Mercosul (EVM), plataforma integradora de uma rede de instituições voltada à formação de profissionais para a consolidação da sociedade da informação e desenvolvimento da economia digital.
A EVM oferece formação bilíngue, com cursos, workshops, palestras, fóruns, biblioteca, mediateca, eventos e comunidades de prática, além de fornecer acesso à gestão dos cursos online, desenvolvimento ou adequação de conteúdos. A plataforma também oferece gestão integral de comunidades profissionais de prática, disponibilidade da plataforma e suporte técnico para a geração de conteúdos, apresentações, atividades informativas ou grupos de trabalho.
A EVM ainda apoia o ensino e formação de formadores, dá suporte técnico a docentes e demais usuários, oferece acesso à localização e virtualização de conteúdos, ajuda a gestão de comunidades de prática, realiza o controle da qualidade dos conteúdos e da docência e oferece difusão através da comunidade de usuários.
A Escola Virtual do Mercosul é um importante resultado do projeto Mercosul Digital, cuja unidade de gestão encontra-se na RNP. O projeto é uma iniciativa de cooperação internacional entre a União Europeia e o Mercosul. Instituições interessadas em se associar à Fundação Escola Virtual devem entrar em contato com a direção do projeto Mercosul Digital, pelo e-mail: mercosuldigital-ug@rnp.br. Outras informações podem ser adquiridas em www.mercosuldigital.org.
Fonte: www.rnp.br | | Instituições de ensino superior debatem TIC para um campus sem fronteiras2013-06-12 09:02:00 Noticias
O VII Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (WTICIFES) teve como destaque a palestra “Campus do Futuro”, proferida pela diretora adjunta de Internet Avançada da RNP, Iara Machado. Defendendo a existência de um “novo modelo de fazer ciência”, ela ratificou o tema do evento, TIC sem fronteiras. O WTICIFES acontece de 27/5 a 29/5, no hotel Best Western Caiçara, em João Pessoa (PB).
Iara contextualizou o atual estágio da rede mundial de computadores, que vive “a fase do big data e a grande mineração de dados, com aplicações gulosas, como proteoma, astrofísica, 4K e 8k, além de redes virtualizadas, com informações espalhadas em diferentes locais”. Um cenário que mostra que a ciência é sem fronteiras, mas ainda possui limitações, como a largura de banda e questões relacionadas à visualização e ao financiamento de TI.
Para ela, “precisamos pensar em construir uma ciberinfraestrutura para educação e pesquisa”, com ambientes de experimentação separados dos de produção. Assim, defendeu que “um perímetro da rede seja desenhado para que equipamentos, configurações e políticas de segurança sejam otimizados para aplicações científicas de alto desempenho, ao invés de atender requisitos genéricos de computação corporativos ou de negócios”.
Essa modelagem poderia, por exemplo, estimular o surgimento de novas soluções e plataformas, que tradicionalmente nascem no meio acadêmico e viram aplicações do dia a dia, como o buscador Google e a rede social Facebook. Citando um caso de sucesso “doméstico”, temos o player Fogo, desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a RNP, que viabiliza a transmissão de 4K através de uma plataforma aberta e de baixo custo. Essas imagens em definição equivalente a quatro vezes a Full HD já estão sendo usadas pela Rede Universitária de Telemedicina (Rute) na realização de segunda opinião médica, capacitação e treinamentos.
Outro aspecto destacado foi o acesso ao conhecimento gerado para ampliar o alcance da universidade, com a produção de conteúdos instrucionais abertos em plataformas colaborativas, como o Videoaula@RNP. Além disso, a diretora afirmou que “estar federado hoje é uma questão de necessidade, com o uso por exemplo dos serviços CAFe, eduroam, ICPEdu. No mundo das redes acadêmicas, essa é uma tendência, com a integração de várias federações, gerando interfederações”. Uma das maiores interfederações do mundo é oeduGAIN, que reúne, em uma rede de confiança, as federações de gestão de identidade sócias da GÉANT (Rede Gigabit de pesquisa pan-europeia).
“Estamos na era da globalização da ciência e do ensino, o que significa abrir fronteiras, criar serviços multidomínios, NOCs interfederados, fóruns globais para discutir problemas, autenticação e autorização”, concluiu.
Fonte: www.rnp.br | | Três novos núcleos da Rute são inaugurados em SP, MG e MS2013-06-12 08:57:56 Noticias
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugurou na segunda-feira, dia 27, três núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). Os beneficiados foram o Hospital Municipal Mário Gatti (HMMG), em Campinas; o Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte; e o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Com os novos núcleos, a Rute passará a ter 76 núcleos inaugurados e em plena operação em todo o Brasil.
A cerimônia teve início no Hospital Municipal Mário Gatti, onde estavam presentes o presidente do hospital, Dr. Arthur Sarti, o secretário municipal de Saúde de Campinas, Cármino Antônio de Souza, o presidente da Câmara de Campinas, o vereador Campos Filho, o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina.
“Hoje, a Rute está em todos os estados brasileiros, pelo menos com um núcleo de telemedicina. Já são 24 estados conectados até 10 Gigas, o que representa um aumento de 280% da capacidade. Nosso objetivo é conectar os hospitais universitários e as instituições de ensino e pesquisa com a mais alta tecnologia para garantir assistência, pesquisa colaborativa e educação em todos os estados brasileiros”, afirmou Messina. Além de mostrar a conexão da Rute, ele mostrou outros casos de sucesso da iniciativa como a primeira transmissão, ao vivo, de imagens no formato de Ultra Alta Definição 4K (2160 x 4096) de uma cirurgia cardíaca.
Por videoconferência, participaram das inaugurações, o Diretor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Cristiano Cabral, e sua equipe.
Durante a cerimônia, também se apresentaram os coordenadores dos núcleos inaugurados: Silvana Simão, Coordenadora do Núcleo do Hospital Mario Gatti; o prof. Henrique Oswaldo da Gama Torres, Coordenador do Núcleo do Hospital Risoleta Tolentino Neves, e Dr. Emerson Ferruzzi, o Coordenador do Núcleo do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, além de coordenadores de outros núcleos da RUTE já existentes tais como Beatriz Alckmin (UFMG), Leonardo Frajhof. (UniRio). “Já atingimos a marca de 1.000.000 de eletrocardiogramas laudados no sistema de Telediagnóstico do nosso Hospital das Clinicas”, comentou Beatriz.
Entre outros objetivos, a Rute apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião continuada e educação permanente, e web conferência. A iniciativa é considerada uma das maiores do mundo na área pública, na integração de Hospitais Universitários e Instituições de Ensino, conectados à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A pesquisa colaborativa e o ensino permanente utilizam-se da conexão para integrar 50 Grupos de Interesse Especial em várias especialidades e subespecialidades da saúde em plena operação com 600 sessões por ano de vídeo e web conferências.
Fonte: RNP - http://portal.rnp.br/web/rnp/noticias/-/rutelistaconteudo/Tres-novos-nucleos-da-Rute-sao-inaugurados-em-SP-MG-e-MS/1040964_o80B | | 29/08 - Dia Internac. de Segurança em Informática - DISI2012-08-06 15:49:30 Noticias
O Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI) é realizado desde 2005 pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), por meio do seu Centro Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS).
O evento, realizado anualmente em uma capital brasileira, reúne especialistas no assunto para compartilhar seus conhecimentos e assim educar e conscientizar usuários de internet sobre segurança em ambientes informatizados.
O DISI 2012 será realizado dia 29 de agosto no Hotel Jaraguá, na cidade de São Paulo (SP). A cada edição do evento a organização elege um tema para direcionar as atividades do DISI. Neste ano, as discussões serão conduzidas com base no tema “Privacidade de dados: o que você compartilha?”.
Dentre as atividades de conscientização especialmente preparadas para o DISI estão a realização de palestras sobre segurança, a distribuição de material de conscientização e o fomento à iniciativas que divulguem o tema segurança em informática.
As palestras são gratuitas, abertas ao público mediante inscrição e também serão transmitidas em tempo real através deste site. | | Alerta sobre os perigos à solta na internet2012-02-13 05:16:22 Noticias
O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP, referência no Brasil em questões de segurança, alerta sobre os perigos à solta na internet, especialmente no fim do ano. Através de uma cartilha on line (http://www.rnp.br/cais/cartilhas), o CAIS orienta os consumidores em relação aos spams via e-mail, nas compras on line e coletivas e ainda nos leilões virtuais.
“Todo mundo é um possível alvo na internet, não importa a idade ou o perfil. Por isso o que conta é a atenção redobrada durante o ano todo do internauta. Os usuários iniciantes no mundo da internet que não estão acostumados com os sinais de golpe também precisam ficar atentos para não serem atraídos pelas fraudes”, comenta André Landim, analista de Segurança do CAIS.
Com preços atrativos e a comodidade de comprar sem enfrentar lojas cheias, o comércio virtual movimenta a cada ano uma parcela maior de consumidores. Entretanto, há um longo caminho até que uma oferta se transforme em uma compra segura. A mais grave ameaça envolve a existência de falsas lojas e sistemas fraudulentos para o roubo de informações dos clientes. Para isso, especialistas em segurança da RNP recomendam atenção não só com a loja que o cliente quer “comprar”, mas com o próprio computador.
Dicas de segurança:
Seu programa antivírus está atualizado ou você não tem a menor ideia? As atualizações são importantes porque a cada dia novas ameaças aparecem na Internet e um programa desatualizado pode não identificá-las, deixando seu computador desprotegido;
Pesquise sobre a empresa nos sites de busca. Veja o que aparece sobre ela quando você digita seu nome no Google, por exemplo. Você pode encontrar tanto reclamações quanto boas indicações;
Itens com mais risco. Tenha cuidado especial ao comprar itens populares, como MP3 players, câmeras digitais, smartphones, TVs LCD, notebooks, tablets e navegadores GPS. Itens mais desejados são mais explorados, o que pode tornar a compra mais arriscada;
Desconfie se vir muitos itens difíceis de ser encontrados em um mesmo site;
Cadeado no navegador não é garantia de segurança! Existem vários ataques que permitem que alguém faça com que o computador seja um intermediário na conexão entre ele e o site de compras. A conexão segura acontecerá, mas ela será estabelecida entre seu computador e o computador malicioso, que estabelece a conexão com o servidor do site de compras. Isto permite que tudo o que você envia seja lido. Fique atento a alertas relacionados a certificados digitais que seu navegador apresenta.
Sobre o CAIS
O CAIS – Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança atua na detecção, resolução e prevenção de incidentes de segurança na rede acadêmica brasileira, além de elaborar, promover e disseminar práticas de segurança em redes.
| | Semana IPv62011-06-06 15:50:07 Noticias
O PoP-MS está na Semana IPv6. O evento é um grande teste coordenado do funcionamento do novo protocolo Internet, realizado de 06 a 12 de Fevereiro de 2012. Participarão, também, portais Web, provedores de conteúdo, provedores de acesso e serviços Internet, bem como usuários finais. Empresas e instituições como: Globo, iG, KingHost, Telefônica, Terra, UOL e USP, além de muitas outras, farão parte da iniciativa. Essa é uma iniciativa brasileira, porém aberta a participação de todos.
Acesse do site do evento: http://www.ipv6.br/IPV6/SemanaIPv6 | | 31/Ago - Dia Internac. de Segurança em Informática - DISI2011-07-28 09:32:44 Noticias
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), por meio do seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), está organizando o http://disi.rnp.br - Dia Internac. de Segurança em Informática - DISI, evento promovido desde 2005 e que neste ano será celebrado em 31 de agosto de 2011 com o tema: "Conscientização em segurança é um dever de todos!".
Pela primeira vez, estaremos celebrando o DISI com dois grandes parceiros:
CLARA - Cooperação Latino Americana de Redes Avançadas - através do Grupo de Trabalho de Segurança, e a OEA - Organização da Nações Unidas - através do Comitê Interamericano contra o Terrorismo. Ambos grupos promovem a cultura de segurança na América Latina, um a nível acadêmico, outro a nível governamental.
O DISI, direcionado aos usuários finais de computadores, visa divulgar informações sobre segurança e boas práticas no uso de sistemas, com uma linguagem acessível a este público e de forma gratuita, através das seguintes atividades que serão realizadas no dia 31 de agosto:
* Palestras ao vivo das 09:00 às 17:00 (horário de Brasília) * Divulgação de referências importantes na área de segurança de computadores; * Um Quiz com questões relativas à segurança da informação. * Incentivo a atividades nas instituições federais e centros de pesquisa de todo o país em comemoração ao DISI. | | Novo link 3G PoP-MS - WRNP2011 - SBRC20112011-05-04 07:17:14 Noticias
Foi implantado no dia 03/Mai/11 o novo Anel da RNP com o PoP-MS, http://www.rnp.br/backbone/index.php Acesse os sites dos eventos em Maio aqui no MS: WRNP2011 http://portal.rnp.br/web/wrnp2011 e SBRC2011 http://sbrc2011.facom.ufms.br/news | | WRNP 20112011-02-28 10:58:53 Noticias
Em Maio deste ano será realizado o WRNP em Mato Grosso do Sul. Divulgaremos mais em breve. | | REDECOMEP de Campo Grande foi inaugurada2010-08-09 06:49:42 Noticias
A solenidade foi realizada dia 28 de Julho de 2010 às 15:30 horas na EMBRAPA de Campo Grande, contou com várias autoridades da cidade e instituições envolvidas no projeto, além da Reitoria da UFMS e da Diretoria da RNP. A TVU da UFMS esteve presente e registrou o evento. Veja no site http://www.ufms.br/tvu/ Programação do dia 03 de Agosto de 2010 - Parte 2. O mapa da rede pode ser visto em http://ftp.pop-ms.rnp.br/redecomep/Redecomep_Campo_Grande_2010.pdf | | |
|
Categorias
|